Relações líquidas: como reconhecê-las e eliminá-las da sua vida

O filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman chama de “relações líquidas” ou relações que “escorrem entre os dedos” as relações superficiais que envolvem pouco contato entre as pessoas.

Segundo Bauman, vivemos hoje em uma “sociedade líquida”, pois as relações estão cada vez mais superficiais e o contato entre os indivíduos é cada vez menor, e é necessário redefinir os valores da atualidade, pois nada é permanente.

Para Bauman, as relações online dificultam a conexão entre as pessoas e enfraquece as relações humanas, de modo que as pessoas se sentem solitárias em uma multidão de solitários na mesma situação.

Entre os pares, as “relações líquidas” seriam experiências pessoais de cada um, sem a construção da identidade de um casal, da integração entre dois indivíduos. Desse modo, a vida de cada um estaria propensa a mudar de uma hora para outra, às vezes de forma imprevisível.

Ainda segundo Bauman, a maioria das relações atualmente são eivadas de superficialidade e efemeridade, e que por isso devemos procurar preservar e reinventar os bons valores, afinal somos seres sociais e necessitamos uns dos outros.

Saiba por que você nunca deve ir atrás de um homem.

Publicado por Sol Antônia

Sol escritora de romances, língua portuguesa e livros de autoajuda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: